Waze começa a mostrar postos de recarga após atualização
Navegador ganha recurso que permite procurar por estações e quais estão disponíveis no caminho selecionado
Conforme as vendas de carros elétricos e híbridos plug-in continuam a crescer no Brasil, a rede de carregadores aumenta na mesma proporção, tanto que a estimativa é de que o país teria 3 mil postos no final de 2022. Para ajudar os motoristas, o Waze lançou uma atualização que começa a mostrar as estações, não só pela busca específica do local, como também durante a criação de uma rota. A função já está disponível para os brasileiros, embora ainda esteja longe do ideal.
Para ver os postos de recarga, é necessário ir até as opções no Meu Waze -> Configurações -> Detalhes do Veículo. Para alguns usuários, a opção está no menu Típo de Veículo, sendo necessário mudar para elétrico. Para outros, há um menu específico para veículos elétricos, onde é possívle ativar as funções para carros elétricos e selecionar o tipo de plugue do seu carro.
Com a opção ativa, o Waze incluirá a opção de estações de recarga entre as categorias, listando os postos mais próximos – funciona da mesma forma que a busca por estacionamentos na região. Porém, o aplicativo tem uma visão limitada e mostra poucos postos. Em um teste rápido feito por InsideEVs, o app não mostrou nenhum dos carregadores próximos da redação, na região do Parque Villa-Lobos em São Paulo (SP). É uma diferença bem grande em comparação ao Google Maps, mesmo que os dois aplicativos sejam da Google.
Ao colocar uma rota, o Waze ganha uma opção de mostrar os carregadores nos caminhos sugeridos pelo navegador. Em nossos testes, o app mostrou os postos nas rotas para Curitiba (PR) e Rio de Janeiro (RJ), porém eles só aparecem ao entrar no menu da rota, selecionando a opção para mostrar as estações no caminho. Ou seja, ao colocar um destino, o aplicativo mostrará a rota sem considerar os carregadores, exigindo um pouco mais de paciência ao planejar a rota.
No comunicado enviado à imprensa, o Waze disse que contará com a colaboração dos usuários para colocar comentários sobre os carregadores, da mesma forma que é possível deixar mensagens durante congestionamentos para avisar qual o problema encontrado. Desta forma, os motoristas saberão se devem evitar um posto caso esteja quebrado.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Caminhão elétrico da Renault tem 600 km de autonomia
Tesla Model Y reestilizado começa a ser produzido em janeiro de 2025
Freios integrados ao motor: a nova aposta da Mercedes-Benz para EVs
CATL lança sistema Choco de troca rápida de baterias para carros elétricos
Renault: os próximos carros elétricos da marca serão supereficientes
Stellantis, Hyundai e Mercedes-Benz iniciam testes com bateria sólida
Xiaomi apresenta sistema de propulsão de 2.054 cv e suspensão ativa